CLDF quer garantir a garis direito de usarem banheiro em comércios locais

postado em: Notícias | 0

Projeto de lei sugere multa de R$ 500 para cada episódio em que estabelecimentos negarem aos trabalhadores acesso ao sanitário

 

Uma semana após garis terem sido impedidos de almoçar em restaurante no Distrito Federal, surgiu na Câmara Legislativa do DF (CLDF) iniciativa para garantir aos trabalhadores da limpeza urbana o direito de usarem banheiros de comércios locais.

A proposta foi apresentada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT). Segundo o projeto, os estabelecimentos deverão disponibilizar sanitários gratuitamente para os garis.

A medida inclui a obrigatoriedade a bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais e similares. Em caso de descumprimento, o responsável pelo local ficará sujeito à multa de R$ 500 por ocorrência.

 

PL – Banheiros para garis by Metropoles on Scrib

 

Na semana passada, três garis disseram terem sido impedidos de almoçar em um restaurante da Asa Sul onde tinham comprado as refeições. A proprietária negou, dizendo que o episódio foi um mal-entendido.

Reportagem publicada pelo Metrópoles no domingo também revelou que funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estariam sendo orientados por chefes a não apresentarem atestado médico durante a pandemia da Covid-19, sob risco de demissão.

 

Do ponto de vista do deputado Chico Vigilante, a proposta apresentada por ele servirá para minimizar os abusos que existem em muitos comércios do DF, além de combater o preconceito contra a categoria. Para o parlamentar, ao negarem o banheiro aos garis, os responsáveis pelos comércios locais ferem a dignidade dos trabalhadores da limpeza urbana.

 

O projeto segue para análise nas comissões da CLDF. Caso seja aprovado, irá para votação no plenário da Casa.

 

Pedro Ventura/Agência Brasília

 

Metrópoles FRANCISCO DUTRA

24/08/2020 18:44,ATUALIZADO 24/08/2020 19:09

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − sete =