Ainda precisamos de sindicatos no século 21?

postado em: Notícias | 0

Esse é o tema central do debate que será promovido pelo Sindicato dos Professores em dois painéis, respectivamente, nesta segunda, 14, e na próxima quarta,16, às 17h30, no canal do Sinpro/RS no Youtube   

Integrantes de centrais sindicais protestam no centro do Rio contra reforma trabalhista que altera a CLT, aprovada em 2017

 

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) promove, nos próximos dias 14 e 16 de junho, segunda e quarta-feira, debate nacional sobre o papel do sindicalismo nos dias atuais. Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo Canal do Sinpro/RS no Youtube. Também serão gravados e disponibilizados no mesmo espaço.

 

“O objetivo é discutir o papel dos sindicatos numa economia cada vez mais hegemonizada pelas concepções ultraliberais que marcam este início do século 21”, explica Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “No Brasil, tivemos nos últimos anos, o mais grave ataque aos sindicatos em toda a sua história, especialmente com a tentativa de inviabilização financeira das entidades, além da retórica regular de desmerecimento do papel dos sindicatos na sociedade”.

 

O sindicalismo no mundo contemporâneo

Na primeira live, nesta segunda-feira, 14,  a pesquisadora Larissa Corrêa, da PUC-RIO, especialista em movimentos sociais e o mundo do trabalho, e Antônio Lisboa, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentarão um panorama do sindicalismo em diversos países e como as organizações sindicais têm dado respostas às demandas dos trabalhadores na contemporaneidade.

 

Link de acesso – www.youtube.com/watch?v=ZWTSYzrTaf4

 

Os desafios do sindicalismo no Brasil pós-reforma

Na próxima quarta-feira, 16, a economista Marilane Teixeira, pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Cesit/IE-Unicamp); o sociólogo Clemente Ganz Lucio, assessor técnico das centrais sindicais, professor e ex-diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); e o economista Artur Henrique da Silva Santos, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diretor da Fundação Perseu Abramo, discutirão sobre os Desafios do sindicalismo no Brasil pós-reformas.

 

Link de acesso – www.youtube.com/watch?v=uPUf3WTxRlQ

 

Com informações da assessoria de comunicação do Sinpro/RS

 

Por Redação / Publicado em 14 de junho de 2021

 

 

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dois =