As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: eventos@siemaco.com.br – favor informar nome, telefone, e-mail e instituição a qual pertence. O envio do link para ingressar no evento, que será transmitido pela plataforma Zoom, será feito posteriormente.
A diretora do SIEMACO-SP, Andrea Ferreira, defende que não há justiça social sem respeito à diversidade. “É muito importante debater os assuntos relacionados ao mercado de trabalho nessa parcela da sociedade. Por isso o SIEMACO-SP, que é um sindicado cidadão, defende essa bandeira e acredita que a igualdade de gênero é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade.”
Para a secretária geral do SIEMACO-SP, Marcia Adão, outro objetivo do evento é discutir os fortes impactos da covid-19 sobre a sociedade, a economia e o mundo do trabalho. “É fundamental voltar a atenção para as pessoas historicamente excluídas e discriminadas por conta de preconceitos em relação a sua orientação sexual e identidade de gênero, principalmente nessa pandemia”.
Orgulho LGBTQIA+
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado anualmente no dia 28 de junho em todo o mundo, foi criado para conscientizar a população em geral sobre a importância do combate à homofobia, buscando a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independentemente de gênero.
Narra a história que há exatos 52 anos, nas primeiras horas da manhã de 28 de junho, teve início uma rebelião no bar Stonewall Inn, em Nova York (EUA), contra a violência policial infligida a pessoas LGBTQIA+ e pela conquista de direitos civis. O ato deu origem às comemorações e manifestações do orgulho LGBTQIA+, cujo objetivo é fortalecer as políticas de diversidade e inclusão social.
Já outra diretora do sindicato, Maria Aparecida, que também atua no movimento “Mães pela Diversidade”, ressalta a relevância da comunicação na defesa dessa população carente em seus direitos. “A importância dessa data é de reconhecimento e respeito. É uma conquista ter esse dia voltado também para os nossos filhos, porque lembra todas as lutas que a gente já passou e tudo o que ainda tem a se conquistar”, ressaltando que não está no seu lugar de fala, mas se expressa como mãe LGBTQIA+. “Amor e respeito têm a sua vez em todos os lugares e ambientes. Essa população também está inserida na nossa categoria e a gente tem que se informar para ajuda-los”, concluiu Maria.
Serviço
“Os Desafios LGBTQIA+ no Mercado de Trabalho”
Quando: 30/06 – às 10h
Onde: plataforma Zoom
Mais informações com a diretora Andrea Ferreira, pelo telefone (11) 94119-2498, ligação ou whatsapp.
Programação do evento
10h – Abertura
Saudações
Presidentes SIEMACO-SP – André Santos Filhos
Presidente CONASCON – Moacyr Pereira
Presidente UGT Nacional – Ricardo Patah
Dirigentes sindicais, secretários e convidados
10h40 – Apresentação do vídeo
10h50 – Palestrante: Rui Monteiro Marques – Presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo.
Tema: Empregabilidade e inclusão para pessoas LGBTQIA+ – sob a ótica do trabalhador
11h – Palestrante: Kaleb Machado – Gerente do Carrefour
Tema: Empregabilidade e inclusão para pessoas LGBTQIA+ – sob a ótica do empregador
11h10 – Renato Viterbo, vice-presidente Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP
Tema: Representação e Representatividade LGBTQIA+
11h20 – Palestrante: Cássio Rodrigo – Coordenador da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Tema: Políticas públicas que visem à promoção da cidadania e a garantia de direitos e acesso ao trabalho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
11h30- Palestrante: Leonardo Borile e Paulo Borile
Tema: Homofobia no Ambiente de Trabalho
11h40 – Palestrante: Maria Aparecida da Silva – Diretora do SIEMACO São Paulo
Tema: Mães pela Diversidade
11h50- Perguntas
12h20 – Respostas
13h – Considerações finais
Deixe um comentário