Trabalhadores da limpeza urbana começam a ser vacinados contra Covid-19 no ES

postado em: Notícias, Vacinação | 0

Expectativa do governo estadual é que 6.614 pessoas desse grupo sejam vacinadas com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao estado.

 

Trabalhadores da limpeza urbana começaram a ser vacinados contra Covid-19 no ES

 

O Espírito Santo iniciou, nesta segunda-feira (12), a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da limpeza urbana e de resíduos sólidos.

 

O início da imunização foi marcado por um ato simbólico, com participação do governador Renato Casagrande (PSB), realizado em uma empresa de serviços ambientais em Vila Velha com a vacinação de 20 funcionários.

 

A expectativa do governo estadual é que 6.614 pessoas desse grupo sejam vacinadas com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao estado, que também serão destinadas aos demais grupos prioritários.

 

Para a operacionalização da vacinação realizada pelos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomendou que o grupo prioritário seja imunizado nas empresas que prestam serviços.

Trabalhadores da limpeza urbana começaram a ser vacinados contra Covid-19 no ES

 

“Ainda estamos perdendo muitas pessoas por dia e precisamos continuar nos cuidando. Atingimos 60% da população adulta com a primeira dose e mais de 22% da população adulta já foi completamente imunizada. O Espírito Santo é modelo de gestão da pandemia, com a abertura de leitos, na aplicação da vacina, na fé e na confiança da ciência”, disse o governador.

 

Casagrande também falou sobre a importância da vacinação dos profissionais da limpeza urbana e de resíduos sólidos.

 

“Hoje iniciamos a imunização desse grupo prioritário que é muito importante, pois são trabalhadores que têm contato direto com material que pode estar contaminado. Por isso, reforçamos a importância de também separar o material contaminado e avisar com um bilhete para que nossos profissionais da limpeza urbana possam separar e coletar de forma adequada”, comentou.

 

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, comemorou mais um passo na imunização dos capixabas e destacou a dedicação e desempenho dos municípios na campanha de vacinação contra a Covid-19.

 

“As vacinas representam uma grande esperança para todo mundo e hoje é um dia de muita alegria. O Espírito Santo adotou uma metodologia de distribuição de vacinas que foi inovadora em todo país, e com isso conseguimos antecipar vários grupos prioritários, como é o caso dos trabalhadores de limpeza urbana. Aproveito a oportunidade de parabenizar a dedicação e empenho dos municípios capixabas na vacinação”, ressaltou.

 

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), reforçou a importância dessa parceria entre estado e os municípios para o avanço da imunização da população.

 

“Se hoje o Espírito Santo tem organização e estamos aqui vacinando esse grupo prioritário, isso se deve ao governador, que é um grande líder e tem administrado bem as vacinas. Assim que as doses chegam ao estado, o governo já as distribui para os municípios e Vila Velha é o município que mais aplica as vacinas e vai continuar vacinando até que todo cidadão canela-verde esteja imunizado”, declarou.

 

Por G1 ES

 

12/07/2021 12h02  Atualizado há um dia

 — Foto: Hélio Filho/Governo do ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =