CONASCON lança Campanha Nacional pela Ratificação da Convenção 190 da OIT e debate sobre a importância da sinergia entre sindicatos, poder público e sociedade

postado em: Notícias | 0

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Àreas Verdes (CONASCON) lançou oficialmente, nesta terça-feira (22), a Campanha pela Ratificação da Convenção 190 da Organização do Trabalho (OIT). Com o lema “ratifica190já” , o objetivo da Campanha é levar todas as informações necessárias para sindicatos e dirigentes sindicais orientarem trabalhadoras e trabalhadores da categoria sobre a importância do tema e de como ele pode afetar suas vidas positivamente. A ratificação da convenção 190 pode salvar vidas, destacou Ana Cristina dos Santos Duarte, Secretária de Assuntos para a Mulher e Diversidade Humana da Conascon.

A Campanha foi lançada durante o evento RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 190 DA OIT E SEUS IMPACTOS SOBRE A MULHER DO ASSEIO E CONSERVAÇÃO E LIMPEZA URBANA, encontro de mulheres dirigentes sindicais que aconteceu na cidade de Brasília/DF  com participação de entidades filiadas a entidade. Além da Secretária de Assuntos da Mulher e Diversidade, Ana Cristina dos Santos Duarte, participaram das atividades a Cra. Marcia Adão do SIEMACO – SÃO PAULO/SP, Franciele dos Anjos Vendrame do SINDLIMP-FLORIANÓPOLIS/SC, Maria Donizete Fernandes do SIEMACO-PONTA GROSSA, Raquel Honório da Silva do SINDI-ASSEIO – REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, AS COMPANHEIRAS Angela Silva de Santana e Edilane dos Santos Pinto do SINDIPREST – JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE e Sonia Maria Silva de Souza do STEAC-MATO GROSSO DO SUL e Maria Elisabete Machado da Silva do SINDIASSEIO – NOVO HAMBURGO/RS.

Apoio das entidades Sindicais

Por se tratar de um tema de extrema relevância para a sociedade como um todo, será necessário o apoio de todas as entidades do grupo de asseio e conservação para fazer chegar as informações aos trabalhadores, afirmou Moacyr Pereira, presidente da Conascon. Ainda de acordo com Moacyr, é preciso buscar os Deputados Federais em seus estados e fazer pressão pela aprovação da norma no Brasil. “Nos estados onde existe a representação sindical a interlocução será fundamental”, finalizou.

Importância das escolhas nas urnas

O viés eleitoral também foi destaque no encontro. Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) falou sobre a importância do apoio dos trabalhadores a candidatos que tenham compromisso com a classe trabalhadora. Cássia Bufelli, vice-presidente da UGT também falou da importância de um Congresso Nacional mais justo e com olhar para justiça social, que mulheres precisam ocupar os espaços e possam lutar juntas pelo fim da violência e pela igualdade de gênero, é hora de mudar, trocar experiência e agir, finalizou.

Uma luta mundial

Também participaram do evento Marvin Largaespada e Andrea García, Diretor do setor de Serviços e Coordenadora de Igualdade de Oportunidades da Américas.  Ambos desenvolvem  o importante trabalho de conectar ações em todo continente americano, juntando experiências e disseminando boas práticas sindicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =