Fortalecer e melhorar o atendimento. SIEMACO Campinas participa de evento do IAGF sobre questões operacionais do Benefício Saúde

postado em: Notícias | 0

Tirar dúvidas e fortalecer a parceria com os sindicatos. Esse foi o espírito do evento realizado pelo Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) na manhã desta terça-feira (31), no auditório da FEMACO. Com a presença de representantes de entidades sindicais filiadas de todo o estado de São Paulo, a equipe do instituto apresentou detalhes operacionais do Benefício Saúde e tirou diversas dúvidas técnicas dos participantes. O SIEMACO Campinas esteve presente, representado pelo diretor Roberto Pereira da Silva (Robertinho) e pela responsável pelo departamento financeiro, Camila Somenzari Forte.

 

Para abrir a conversa, o presidente do IAGF, Roberto Nolasco, falou sobre a aprovação do benefício, que atendeu 260 mil filiados somente em 2021. “Tivemos um retorno muito positivo das pessoas que utilizaram os serviços oferecidos pelo benefício, com média alta de satisfação. Mantemos uma enquete permanente de avaliação dos atendimentos, para podermos corrigir erros e melhorar onde pudermos”, disse. Nolasco também pontuou o tipo de especialidade mais procurada entre as pessoas que utilizam os serviços de saúde. “Os números do ano passado mostram que 70% das consultas foram na área de odontologia, mostrando a necessidade dessa especialidade nas nossas categorias”, completou. 

 

Sobre a qualidade de atendimento, Marcelo Amaral, responsável pela controladoria externa do Instituto, ressaltou ainda a importância do trabalho feito nessa área. “O serviço de controladoria garante o atendimento e afere sua qualidade, bem como a emissão correta de guias para atendimento. Tudo isso é fundamental para a preservação de nosso sistema, como também permite uma auditoria eficaz”. 

 

 

 

Atualização do cadastro e conhecimento são essenciais 

 

Além do atendimento aos filiados, a parte de cobrança e cadastro das empresas são processos essenciais. Segundo Clotilde Sene, diretora financeira do IAGF, a abordagem da equipe de cobrança precisa ser assertiva, com conhecimento total do assunto e das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Quando entramos em contato com

 

empresa devedora, ela começa a fazer perguntas e, se você não sabe responder, perdeu a negociação. Por isso é essencial conhecer a CCT e a cláusula específica, para ter as justificativas certas e convencer o administrativo das empresas de que eles têm que cumprir com a convenção. Isso facilita demais o trabalho”.

 

O Diretor Jurídico do IAGF, Francisco Larocca, reforça as palavras de Clotilde Sene e explica que o entendimento do papel do sindicato é base de apoio para o diálogo com o setor patronal. “Temos uma dificuldade grande de inserir a ideia da assistência na cabeça do empresariado, por isso o conhecimento absoluto da pauta é primordial”, colocou. 

 

Larocca foi perguntado sobre problemas de Inadimplência e repasse de informações, por parte das empresas, principalmente quanto ao número de trabalhadores. O advogado foi enfático em dizer que a busca é pelo diálogo, mas que existem outros meios de agir. “Quando vamos entrar com ação de cumprimento de obrigação, pedimos ao juiz que solicite à empresa quantos funcionários ela tem, para sabermos quanto ela deve repassar ao sindicato. Em um caso específico apenas de busca da quantidade de trabalhadores nesta empresa, a ação de base e fiscalização são essenciais para confrontar esses números”, acrescentou.

 

Materiais de apoio e cursos gratuitos

 

Além do apoio jurídico e técnico, o IAGF oferece material de comunicação, cursos e treinamentos gratuitos nos sindicatos filiados. Paulo Pirassol, diretor operacional do Instituto, fechou o evento ressaltando essas ferramentas oferecidas às entidades. “Temos muito material informativo que vocês podem pegar e usar na base e no site de vocês gratuitamente. Também desenvolvemos peças publicitárias informativas, além dos cursos que realizamos em diversas cidades. Esses materiais de apoio são essenciais e uma obrigação nossa com vocês”, finalizou.

 

Ao final do evento, o presidente da FEMACO do Conselho Deliberativo do IAGF, Roberto Santiago, parabenizou o Instituto pelo trabalho feito e ressaltou a importância desses eventos de conhecimento. “Parabéns a todos os presentes neste evento, que é essencial para fortalecermos o trabalho sindical. As informações abordadas aqui ajudam muito no desenvolvimento do trabalho de base. E contem sempre com a FEMACO nesse apoio”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezessete =