Maior sindicato do automobilismo mundial, UAW realiza sua convenção em Detroit e CONASCON é convidada para acompanhar

postado em: Notícias | 0

 

Entre os dias 25 e 28 de julho, a United Auto Workers (UAW) realiza sua 38ª Convenção Constitucional no centro de Detroit, maior cidade do estado do Michigan (EUA). O evento define as chapas que concorrerão à eleição sindical, da entidade que representa mais de um milhão de trabalhadores e trabalhadoras de montadoras de veículos dos Estados Unidos. O presidente da CONASCON, Moacyr Pereira, está presente no local, a convite de dirigentes do UAW.

 

O sindicato está sediando o evento à medida que se aproxima de uma eleição histórica, onde os membros votarão diretamente para a liderança internacional. Anteriormente, a administração do UAW era eleita por delegados. “A representação sindical é fundamental agora, uma vez que as principais montadoras estão apostando seu futuro na adoção generalizada de veículos elétricos”, afirmou Ray Curry, presidente do UAW.

 

Moacyr se diz impressionado com a organização do evento e acredita que as interações entre sindicatos do mundo todo é primordial. “Eu sempre digo que as empresas são globais e os sindicatos precisam se globalizar também. Somos membros da UNI Global Union e isso nos abriu muitas portas. Conhecer outros modelos de sindicalismo, dividir conhecimento e estratégias de trabalho são fatores que fortalecem o sindicalismo e a proteção dos direitos trabalhistas internacionalmente”, ressaltou.

 

O prefeito de Detroit, Mike Duggan, também esteve presente, destacando as conexões de longa data da cidade e do sindicato. “O UAW foi fundado aqui em 1935 e, desde então, as a história do UAW e de Detroit estão entrelaçadas. Nós passamos por momentos muito difíceis e estamos saindo disso em momentos muito bons”, disse Duggan.

 

Em novembro deste ano, os cerca de um milhão de membros da UAW receberão uma cédula de votação pelos correios e em dezembro será eleita a nova chapa que irá comandar o sindicato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =