Campanha Mundial dia de Justiça mobiliza trabalhadores da Limpeza no Brasil

postado em: Notícias | 0

 

 

Na última quinta-feira 15/06 aconteceu a campanha mundial “Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza e Segurança”.

Centenas de sindicatos pelo mundo promoveram ações e deram destaque para os trabalhadores foco da campanha.

 

Esse ano o tema foi “Construindo Justiça”, uma forma de mostrar como todas as ações, se trabalhadas  juntas, constroem justiça para todos. No Brasil o grupo a CONASCON foi o responsável pela maior mobilização no país. Mais de 26 entidades sindicais mobilizaram os trabalhadores e suas redes sociais.

 

Entidades participantes:

 

SIEMACO Ribeirão Preto 

SIEMACO São Paulo

SIEMACO Piracicaba

SIEMACO Abc

SIEMACO Guarulhos

Siemaco Osasco

 

FEACONSPAR

SIEMACO Ponta Grossa

SIEMACO Curitiba

SIEMACO Maringá

SIEMACO Londrina

SIEMACO Foz do Iguaçu

SIEMACO Cascavel

SIEMACO Francisco Beltrão

 

FETHEMG

SINDIASSEIO RMBH

SINTEAC Juiz de Fora

 

SIEMACO Rio de Janeiro

SINTACLUNS Niterói

 

FEEAC – Rio Grande do Sul

SINDILIMP Caxias do Sul

 

SINDLIMP – Fpolis 

SEEAC Chapecó

 

SEACONS Goiânia

 

SINTRAL Bahia

 

SINDPREST Jaboatão dos Guararapes

Por que 15 de junho?

 

Este dia é especial, pois marca o Dia Internacional da Justiça, coordenado pela Uni Global e, no Brasil, com apoio da Conascon. É uma ocasião vibrante de solidariedade e um lembrete poderoso da importância de honrar a luta sindical dos limpadores, trabalhadores de segurança e outros trabalhadores essenciais.

 

Suas origens remontam à campanha Justiça pelos Zeladores, iniciada na América do Norte no final da década de 1980. Em 15 de junho de 1990, zeladores corajosos entraram em greve pacífica em Los Angeles, lutando por melhores condições de trabalho em uma batalha contra corporações multinacionais e poderosos empresários.

 

Naquele dia, esses heróis do dia a dia, em sua maioria mulheres e homens imigrantes com baixos salários, foram recebidos com violência policial. Muitos ficaram feridos, e mais de 60 pessoas foram hospitalizadas. Porém, essa faísca de resistência acendeu o movimento #JusticeForJanitors, que se espalhou pelo país e pelo mundo todo.

 

Por isso o dia 15 de junho agora se tornou uma data de celebração da resiliência, coragem e dedicação inabalável desses trabalhadores, que se esforçam para manter nossas comunidades limpas e seguras, enquanto lutam pelo direito de ter um sindicato. É uma oportunidade de despertar entusiasmo e energia, quando os sindicatos se unem para exigir melhores salários, locais de trabalho mais seguros e uma voz sindical.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 2 =