Assédio moral, danos morais e assédio sexual: workshop discute impactos na produtividade das empresas

postado em: Notícias | 0

Na manhã desta quarta-feira (21), o SIEMACO São Paulo em Gestão realizou um importante workshop intitulado “Assédio Moral, Danos Morais e Assédio Sexual – Como Isso Pode Afetar a Produtividade da sua Empresa?”. O evento ocorreu no auditório do sindicato e contou com a participação de sindicalistas, empresários, profissionais de recursos humanos e trabalhadores do setor de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana. A palestra foi ministrada pela advogada Glédis Lúcio, membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual no SIEMACO-SP.

 

Durante o workshop, a plateia demonstrou grande interesse e atenção, interagindo entre si e dirigindo perguntas à palestrante. Márcia Adão, secretária Geral do SIEMACO-SP, ressaltou a importância de compreender e respeitar a dor daqueles que sofrem qualquer tipo de assédio, enfatizando a necessidade de realizar mais encontros como esse. “A ideia é que façamos mais encontros com essa temática para debater e aprofundar toda problemática que envolve o assunto”, disse.

 

Silvana Santos, diretora do sindicato, agradeceu a presença de todos os participantes, incluindo representantes de empresas e trabalhadores e trabalhadoras presentes no evento. Ela destacou a importância do debate e da conscientização, reconhecendo que muitas vezes as pessoas usam termos inadequados sem perceber, e ressaltou a necessidade de corrigir os próprios erros, principalmente quando se trata de formas pejorativas de tratamento.

 

Durante a palestra, Glédis abordou os diversos tipos de assédio, apresentando exemplos claros e argumentos assertivos. Além disso, ela discutiu maneiras de combater essas práticas e destacou os desdobramentos negativos que elas acarretam, com graves prejuízos, de saúde e financeiros. Durante o debate, também foram abordadas questões relacionadas ao racismo, ampliando o escopo das discussões.

 

“O conhecimento é um poder; é um poder transformador. Quando nós colocamos alguns temas à tona e discutimos essas questões, principalmente agora, quando a sociedade está passando por uma transição, nosso objetivo é colocar luz sobre determinados assuntos que às vezes são considerados tabus, ou nem são discutidos. No que se refere ao assédio, o nosso enfoque é o de procurar curar a ferida, por isso é importante que treinamentos e bate-papos como esse sejam feitos. Tudo isso faz com que a gente melhore as relações entre as pessoas”, enfatizou Glédis.

 

O workshop promovido pelo SIEMACO São Paulo em Gestão trouxe à tona a problemática do assédio moral, danos morais e assédio sexual nas empresas, destacando a importância de debater e combater essas práticas constantemente. A palestra ministrada pela advogada Glédis Lúcio proporcionou aos participantes conhecimento e reflexões sobre o assunto, reforçando a necessidade de uma postura respeitosa e consciente nas relações interpessoais dentro dos ambientes de trabalho. A iniciativa do sindicato é um passo importante para a promoção de um ambiente laboral mais saudável e produtivo.

 

 

 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 5 =