Trabalhadores da Limpeza Urbana em Lima no Peru entram em greve de fome

postado em: Notícias | 0

Desde a última quinta-feira (13/07) os trabalhadores que prestam serviços na Limpeza Urbana na cidade de Lima no Peru estão em greve de fome como forma de protesto pelo atraso nos salários.

De acordo com o Sitomun – Sindicato dos Obreros da Municipalidade de Lima eles estão fazendo greve de fome para denunciar o  não pagamento dos salários de maio e junho de 2023.

Moacyr Pereira e Marvin Largaespada, membros do Comitê Regional de Serviços a Propriedade da UNIAMERICAS viajaram até o local para, em conjunto com o Sitomun, ajudar a resolver esse problema. Eles exigem uma reunião com o prefeito Rafael Lopez Aliaga para chegar ao fim do impasse.

A Uni Global Union possui escritórios em todos os continentes para auxiliar sindicatos filiados em suas ações, especialmente nos locais onde há fortes correntes de práticas antissindicais. No Peru há uma grande instabilidade política e isso afeta todas as esferas da  administração pública no país.

 

Entenda:

De acordo com o sindicato local (Sitomun), desde que assumiu a prefeitura Rafael Bernardo López Aliaga não cumpre os Acordos Coletivos de Trabalho que tem força de lei no país. E mesmo com a forte atuação do sindicato para inibir suas ações ele deixou de pagar os salários de maio e junho, impossibilitando os trabalhadores de terem condições mínimas de trabalho e sobrevivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =