Pioneirismo da FEMACO debate o conceito ESG e os rumos do sindicalismo

postado em: Notícias | 0

Mais uma vez, a FEMACO provou que ocupa a vanguarda na inovação e promoveu um evento para abordar a atuação dos sindicatos diante do conceito ESG, que têm refletido nos rumos do trabalho do século 21. A sigla é uma abreviação americana que trata de práticas sociais, ambientais e de governança, e vem sendo explorada globalmente.

Presidentes e representantes sindicais filiados à FEMACO reuniram-se no auditório do Hotel e Pousada Pé na Areia, em Bertioga, para se inteirarem sobre o tema, que foi brilhantemente apresentado pela equipe da Consultoria LLYC Brasil, por meio da UGT.

Para o presidente da FEMACO, Roberto Santiago, o movimento sindical pode ser o diferenciador desse novo mundo, onde os trabalhadores buscam qualidade de vida, consumidores exigem respeito pelo meio ambiente e cidadãos exigem transparência e ética das corporações.

A tensão entre capital e trabalho há tempos não era tão favorável ao novo modelo de sindicalismo. O momento de mudanças de posturas é imprescindível. Se esse tema for corretamente explorado, poderemos revolucionar a imagem dos sindicatos. Afinal, nós representamos os trabalhadores da limpeza, uma categoria imprescindível no mundo todo”, enfatizou.

Durante o encontro, também foram debatidas a importância de uma comunicação moderna e assertiva nas entidades, e o quanto isso influencia como a imprensa e a sociedade veem os sindicatos.

A Campanha #RespeiteTodo também foi abordada pelos dirigentes. Muito elogiada a iniciativa da FEMACO tem sido reconhecida por sindicatos internacionais, sendo referência de bandeira de luta por igualdade de direitos, respeito e oportunidades em termos de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

A FEMACO mostra, mais uma vez, que a raiz do sindicalismo é a solidariedade que une os trabalhadores em movimentos de lutas por utopias como a justiça, a igualdade, o bem estar e que são aplicadas no cotidiano das relações de trabalho e das condições de vida.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
https://www.facebook.com/femacooficial/videos/3161416604154968

 

FONTE: https://www.femaco.com.br/2023/09/25/pioneirismo-da-femaco-debate-esg-e-rumos-do-sindicalismo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 12 =