Mais de 200 trabalhadores participam de curso sobre NR38 e Campanha #RespeiteTodoMundo

postado em: Notícias | 0

Uma quinta-feira repleta de informação e conhecimento. Assim se resume o dia de mais de duzentos trabalhadores que participaram de mais um curso do Projeto MobilizaAÇÃO GERAL da FEMACO, em parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF). Os conteúdos abordados no encontro foram a Norma Regulamentadora da Limpeza Urbana e a Campanha #RespeiteTodoMundo.

 

O curso, realizado no Hotel Nacional INN, envolveu os sindicatos SIEMACO CAMPINAS, SIEMACO PIRACICABA E REGIÃO E SIEMACO AMERICANA E REGIÃO, que levaram cipeiros, encarregados, supervisores, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho e trabalhadores em geral para se conscientizarem acerca de temas importantes e que deverão ser implementados no dia a dia em suas jornadas.

 

NORMA REGULAMENTADORA 38

 

A NR 38, ou Norma Regulamentadora nº 38 – uma luta antiga e conquista histórica para a categoria da Limpeza Urbana. Trata-se de uma normativa recente do Ministério do Trabalho e Previdência, editada em 16 de dezembro de 2022 e com vigência a partir de 02 de janeiro de 2024.

 

Com a implementação desta Norma Regulamentadora, é esperado que os riscos de acidentes, doenças e outros perigos relacionados ao trabalho com limpeza urbana e manipulação de resíduos sólidos possam ser minimizados.

 

“A NR 38 suspende as atividades em locais não seguros ou inadequados, além de definir requisitos para a execução de serviços de limpeza e manuseio de resíduos sólidos, exigindo a utilização dos equipamentos de proteção individual para garantir a segurança dos trabalhadores”, afirmou o palestrante Gabriel Amadeu, Engenheiro de Segurança do Trabalho.

 

“Embora a NR 38 tenha fornecido prazo para adequação às suas exigências, quanto antes as empresas orientarem os seus processos de acordo com a normativa, mais seguros ficarão os trabalhadores. Assim, busquem realizar o treinamento e efetuar os ajustes necessários”, alertaram os palestrantes Igor Fabian e Marcelo Lagares, Técnicos de Segurança do Trabalho.

 

#RESPEITETODOMUNDO

 

A nova iniciativa da FEMACO, a Campanha #RespeiteTodoMundo, também foi abordada no encontro. O objetivo é a conscientização maciça sobre a luta contra o assédio moral, sexual, discriminação e preconceito.

 

“Em março deste ano, foi publicada uma portaria pelo Ministério do Trabalho que incluiu cláusulas na Norma Regulamentadora da CIPA com dispositivos de combate a esses tipos de condutas no ambiente laboral. Isso permitiu, ainda mais, que os sindicatos atuassem no combate a essas práticas que por si só são criminosas”, afirmou a Dra. Glédis de Moraes.

 

“A campanha tem ultrapassado as fronteiras do estado, sendo referência no país e no mundo. Sindicatos internacionais estão se inspirando nesse modelo de combate ao assédio, racismo e homofobia. Essas práticas não são bem vindas no ambiente de trabalho e em lugar algum, precisamos mudar o comportamento da sociedade e lutar por respeito. Ao longo de sua história a FEMACO mostra que pauta suas ações no sindicalismo cidadão, fazendo acontecer não apenas às causas trabalhistas, mas sociais e humanitárias“, afirmou a palestrante Daniela Souza.

 

FONTE:https://www.femaco.com.br/2023/09/29/mais-de-200-trabalhadores-participam-de-curso-sobre-nr38-e-campanha-respeitetodomundo-em-campinas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 10 =