RESPEITE TODO MUNDO! SIEMACO GUARULHOS INTENSIFICA CAMPANHA CONTRA ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO.

postado em: Notícias | 0

A Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo (FEMACO) lancou em todo estado de sao paulo, a campanha “Respeite Todo Mundo”, que tem como objetivo combater o assédio moral e sexual, bem como práticas de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho.

 

O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, destaca a importância da iniciativa, que visa ir além das questões trabalhistas tradicionais defendidas pelos sindicatos. “Há 31 anos atuamos na construção do sindicalismo cidadão, abordando pautas sociais mais abrangentes. Não podemos nos limitar a discutir apenas questões de capital versus trabalho. É preciso focar em temas que envolvam os interesses pessoais dos trabalhadores que representamos, ou seja, questões humanas”, afirmou Santiago.

 

Um dos principais focos da campanha é combater o ódio disseminado na sociedade nos últimos anos. “Os discursos infelizes e retrógrados de Bolsonaro despertaram o ódio camuflado na sociedade e isso fez com que os índices de violência contra minorias aumentassem. Agora estamos vivendo outro momento e essa é a oportunidade para combatermos todo o ódio disseminado nos últimos quatro anos”, destacou o presidente da FEMACO.

 

Além disso, a campanha busca combater a invisibilidade social enfrentada pelos trabalhadores da limpeza, que desempenham serviços essenciais à saúde pública. Santiago enfatizou a importância de respeitar todas as categorias profissionais e destacou que o respeito deve ser estendido a todos, independentemente de raça, gênero, cor, religião ou orientação sexual. “Essa campanha é uma forma de mostrar que a palavra ‘respeito’ deve ser usada por todos e para todos. Respeito aos trabalhadores, às mulheres, aos negros, às religiões, aos LGBTQIA+ e assim por diante. E os sindicatos vão se envolver nisso”, pontuou.

 

Após o lançamento, a FEMACO, em parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), estão realizando uma série de cursos em todo o Estado, com palestras de formação destinadas a dirigentes sindicais, representantes de empresas, supervisores, cipeiros e trabalhadores em geral. A campanha contará com amplo material publicitário, incluindo bandeiras, camisetas, adesivos, informativos e impressos em geral, todos com um QR code que direciona para a página da federação, onde denúncias poderão ser registradas.

 

A iniciativa da FEMACO mostra o comprometimento da federação em defender os direitos e a dignidade dos trabalhadores em serviços, asseio e conservação ambiental no Estado de São Paulo, promovendo uma cultura de respeito e igualdade em todos os ambientes de trabalho.

 

O Siemaco Guarulhos já está visitando os setores de trabalho divulgando a campanha #RespeiteTodoMundo, levando informação e orientação de como os trabalhadores devem agir para identificar e denunciar corretamente as situações de assédio no canal exclusivo criado pela Femaco, onde serão encaminhadas para a tomada de medidas cabíveis. NÃO SE CALE! DENUNCIE!

 

FONTE:https://www.siemaco-grs.com.br/wp/2023/10/05/%e2%9a%a0%ef%b8%8f-respeite-todo-mundo-siemaco-guarulhos-intensifica-campanha-contra-assedio-no-local-de-trabalho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 10 =