Sindicalismo, Inclusão e Acessibilidade para Pessoas Com Deficiência são debatidos em Encontro do Espaço da Cidadania

postado em: Notícias | 0

Na manhã desta quarta-feira (25), o Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (SENTRACOS) foi palco do “Encontro Sindicalismo, Inclusão e Acessibilidade – Compromisso pelos Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento, idealizado pelo Espaço da Cidadania em conjunto com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o SIEMACO-SP, entre outros parceiros, reuniu representantes de diversas entidades sindicais para discutir estratégias de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

Ricardo Patah, presidente do SECSP e da UGT, anfitrião do evento, destacou a relevância do encontro, ressaltando as rápidas transformações tecnológicas que tem impactado o mercado de trabalho. “Estamos vivendo num mundo altamente tecnológico que, a cada instante, promove um instrumento novo. Cabe a nós termos a capacidade de compreender essas constantes mudanças e o que elas podem melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

 

“Nós, enquanto liderança sindical, devemos assumir esse importante papel na promoção da inclusão. É nosso dever assegurar que as vozes das pessoas com deficiência sejam ouvidas e que suas contribuições sejam valorizadas em todos os setores da sociedade, especialmente no mercado de trabalho”, acrescentou.

 

No fechamento do evento, Carlos Clemente, do Espaço da Cidadania, afirmou: “Este encontro é um marco crucial para todos nós. Somente através de discussões abertas e colaboração podemos verdadeiramente criar um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo para pessoas com deficiência”, disse.

 

Silvana Souza, diretora do SIEMACO-SP e 1ª secretária adjunta para Assuntos de Acessibilidade na UGT Nacional, também parceira do Espaço da Cidadania e que atuou como mestre de cerimônias no evento, acrescentou: “O SIEMACO-SP é um agente de transformação social, portanto nossa luta é constante! A inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho é essencial para a construção de uma sociedade justa, igualitária e para o crescimento e desenvolvimento do nosso país. Lançamos a cartilha: ‘Inclusão & Acessibilidade para todos!’. O nosso objetivo é que todos tenham conhecimento da Lei, dos Direitos e das oportunidades”, enfatizou.

 

A iniciativa contou com a presença de diversas entidades parceiras, incluindo a FEMACO, o Ministério Público do Trabalho, o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os SIEMACOS Taubaté, Osasco, Guarulhos, Sindmotorlix, empresa Brasanitas, entre outras. O evento foi transmitido pelo Canal da Comerciários no YouTube, ampliando seu alcance e promovendo um debate inclusivo sobre as oportunidades para Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho.

 

A programação do encontro foi dividida em três partes:

 

1ª Parte: Uma mesa de debate que incluiu representantes do Fórum das Centrais Sindicais, do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (2ª Região), do Ministério Público do Trabalho em Campinas (15ª Região) e do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo.

 

2ª Parte: Destacou apresentações de estudos do Dieese sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, além da pesquisa do CESIT/Unicamp que investigou se as negociações coletivas de trabalho estavam garantindo direitos para os trabalhadores com deficiência. O segmento também contou com uma reflexão sobre o Compromisso Social do Trabalho, apresentando um novo olhar sobre o tema.

 

3ª Parte: Nesta fase, foram compartilhados depoimentos e práticas sindicais relacionadas à inclusão, culminando no encerramento do evento.

 

Os organizadores do encontro enfatizaram a necessidade de reconhecer que as deficiências fazem parte da diversidade humana e não podem interferir na garantia dos direitos dessas pessoas. O evento não apenas forneceu insights valiosos para os sindicatos e seus parceiros, mas também reforçou o compromisso coletivo de construir um mercado de trabalho verdadeiramente inclusivo para todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou limitações.

 

 

 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

 

FONTE: https://www.siemaco.com.br/2023/10/sindicalismo-inclusao-e-acessibilidade-para-pcd-sao-debatidos-em-encontro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =