#NovembroAzul, uma campanha essencial de conscientização sobre a saúde do homem

postado em: Notícias | 0

Neste mês de novembro, o SIEMACO São Paulo destaca a importância dos exames preventivos para diagnóstico de doenças urológicas, em especial o exame do toque. Infelizmente muitos homens ainda têm preconceito, mas essa é uma das principais maneiras de detectar precocemente o câncer de próstata.

 

Além do toque, outros exames complementares são fundamentais para prevenir problemas e gozar de uma vida mais plena. Cuidar da saúde é um ato de amor consigo mesmo e com quem você ama!

 

Portanto, homens, não deixem para depois! Procurem um médico urologista e façam seus exames, pois a prevenção é a chave do sucesso

SIEMACO-SP faz campanha nas redes socias

 

Alerta para perigo de doenças urológicas

Para reforçar a conscientização do homem sobre as doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) começou no dia 1º o Novembro Azul. O objetivo é elevar o nível de informação sobre os riscos que podem levar, por exemplo, a um câncer de próstata. Por meio do Portal da Urologia e das redes sociais, a SBU promoverá lives e divulgará vídeos.

 

A urologista Karin Jaeger Anzolch, uma das coordenadoras do Novembro Azul deste ano, informa que quando mais cedo for diagnosticado, mais chances de se obter uma saúde plena.

 

“Antes mesmo de surgirem os problemas de saúde, que sabidamente vão se tornando mais prevalentes com o passar da idade, se o homem se engajar nos cuidados gerais e preventivos, incluindo a saúde prostática, poderá usufruir da vida como ele mesmo deseja, com qualidade, longevidade, com menos medo e mais satisfação em todas as esferas, incluindo a sexual, correndo menos ‘atrás do prejuízo’ e prevenindo mais doenças”, informou.

 

Cuidados entre meninos e meninas

A diferença de comportamento entre meninos e meninas adolescentes é um ponto que precisa ser considerado. Conforme o presidente da SBU, Alfredo Canalini, as meninas vão às consultas 18 vezes mais que os meninos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, além disso, a vacinação contra o HPV teve mais êxito entre as meninas que em meninos.

 

“Não é só o câncer de próstata, porque a mulher não tem só câncer de mama como doença ginecológica, mas elas conhecem útero e sabem o que é mioma de útero. No entanto, quando se vê que a questão de ser benigna a próstata é conhecida apenas por 43% dos homens, ele não sabe coisas sobre o próprio organismo. A gente resolveu neste Novembro Azul aumentar o horizonte de atuação. O câncer de próstata é importante, mas há outro fatores como a vacinação contra o HPV para os adolescentes. O que queremos é que haja uma mudança no comportamento do homem”, disse ele em entrevista à Agência Brasil.

 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações da Agência Brasil

 

FONTE;https://www.siemaco.com.br/2023/11/novembroazul-uma-campanha-essencial-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/

Novembro-Azul-SIEMACO-SP.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =