TRABALHO DECENTE
Ministério do Trabalho e Emprego realiza 1º Fórum do Trabalho Decente e Sustentável no Maranhão

postado em: Trabalho | 0

O Fórum discutiu práticas responsáveis e estratégias de garantias de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA) realizou, no dia 27 de março, o I Fórum do Trabalho Decente e Sustentável, em São Luís. O evento reuniu representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, da classe patronal e de entidades laborais em um esforço conjunto para discutir a promoção de ações que gerem um ambiente de trabalho mais seguro, inclusivo e equitativo para os trabalhadores.

“O fórum foi palco de debates fundamentais relacionadas ao trabalho digno e sustentável. Foram discutidas práticas no mundo do trabalho responsáveis e estratégias para garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores”, afirmou o auditor-fiscal do trabalho, Paulo Lásaro de Carvalho Filho.

Segundo auditor-fiscal do trabalho, o Brasil é signatário de diversas legislações internacionais, notadamente convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e o Ministério do Trabalho já promove ações através do Programa Trabalho Sustentável. “Nós tivemos presentes no fórum diversas organizações que já vêm desenvolvendo práticas exitosas que respeitam os direitos dos trabalhadores sobre os mais diversos aspectos, levando em consideração os direitos humanos, criando ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, informou Paulo Lásaro.

Participaram do evento os principais empregadores do estado, incluindo empresas como Vale, Grupo Mateus, Alcoa, VLI, Equatorial e Ambev, além de representantes sindicais. Em uma mesa redonda, as empresas presentes compartilharam suas iniciativas e contribuições para a promoção da dignidade no trabalho. Os participantes do Fórum firmaram um compromisso de promover trabalho digno, decente e sustentável. Essa iniciativa marca um importante passo em direção a um ambiente laboral mais justo e humano no estado do Maranhão.

Além do superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Nivaldo Araújo Silva, representando do MTE, também participaram do Fórum o Dr. Maurício Pessoa Lima, Procurador-Chefe do Trabalho no Maranhão, e o Dr. Luciano Aragão Santos, Procurador do Trabalho que falou sobre a responsabilidade das empresas quanto às relações trabalhistas em suas cadeias produtivas e os riscos do não cumprimento da legislação.

Trabalho e Emprego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =