ELEIÇÃO HISTÓRICA NOS EUA
April Verrett foi eleita a primeira presidente negra do SEIU, o segundo maior sindicato dos Estados Unidos.

postado em: Notícias | 0

A veterana sindicalista sucede Mary Kay Henry como chefe de um sindicato internacional que conta com quase dois milhões de membros.

April Verrett foi eleita presidente do Service Employees International Union (SEIU), o segundo maior sindicato dos Estados Unidos, fazendo história como a primeira pessoa negra a ocupar o cargo.

O sindicato, que possui quase dois milhões de membros, anunciou a eleição no domingo na Filadélfia. Na cidade, uma marcha e um comício foram realizados no centro para anunciar a nova liderança do SEIU e dar início à sua convenção de 2024.

A CONASCON está representada nesse congresso histórico pelo seu presidente Moacyr Pereira. Também foram convidados  Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Paulo Henrique dos Santos Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços de Transporte Aéreo (SINTEATA).

Nascida em Chicago e neta de um sindicalista do SEIU, Verrett chega à presidência após mais de 20 anos de atuação na entidade. Ela se destacou como uma das principais vozes sindicais na área da saúde durante a pandemia de COVID-19, quando muitos trabalhadores da linha de frente enfrentaram condições angustiantes devido à ameaça do vírus mortal. Em 2020, Verrett testemunhou perante o Congresso sobre as péssimas condições de trabalho e, no ano passado, reuniu-se com o presidente Joe Biden para discutir os sucessos promovidos pelo Plano de Resgate Americano, sancionado em 2021.

Agora, Verrett assume a presidência do SEIU, que tem diversificado sua liderança nos últimos anos. O sindicato representa mais de cem ocupações nos Estados Unidos e Canadá, incluindo territórios ultramarinos. Possui mais de 150 filiais locais e está sediado em Washington, onde Verrett exercerá seu novo papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =