A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU na Agenda 2030, foi o grande destaque da reunião desta quarta-feira (19), na sede da FEMACO. A pauta foi trazida pela diretora do SIEMACO-SP, Maria Silva, acompanhada da também diretora Daniela Sousa, com a proposta de incluir o tema nos debates e ações da federação. A iniciativa reforça o papel do sindicalismo na promoção de um ambiente de trabalho mais justo e sustentável, além de ampliar a visibilidade das entidades sindicais no cenário global.
A diretora Maria Silva destacou que muitas ações sindicais já estão alinhadas aos ODS, como a defesa de condições dignas de trabalho, equidade de gênero e qualificação profissional. “Quando garantimos direitos e promovemos inclusão, contribuímos diretamente para os ODS, especialmente os de número 3 (Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de Gênero) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico)”, afirmou.
Para Daniela Sousa, é essencial que os sindicatos reconheçam e ampliem esse impacto. “Nosso trabalho já transforma a sociedade. Integrar os ODS ao movimento sindical fortalece essa atuação e mostra o quanto contribuímos para um mundo mais sustentável e igualitário”, reforçou.
O coordenador do Grupo de Ação Sindical (GAS) da FEMACO, Roberto Leme (Theo), destacou que essa conexão amplia a relevância das entidades. “Os sindicatos sempre defenderam direitos, mas agora temos a chance de vincular nossas ações a um compromisso global, mostrando que também impulsionamos mudanças estruturais que beneficiam toda a sociedade”, afirmou.
“Os sindicatos filiados à FEMACO já realizam diversas iniciativas alinhadas aos ODS, como campanhas de combate ao assédio – a exemplo da #RespeiteTodoMundo – e projetos voltados à saúde mental. A inclusão do tema nos debates e ações da federação fortalece ainda mais esse compromisso, incentivando novas práticas e ampliando a conscientização sobre o impacto social do sindicalismo“, concluiu Roberto Leme (Theo).
FONTE:https://www.femaco.com.br/2025/02/21/sindicalismo-e-sustentabilidade-ods-no-centro-do-debate-na-femaco/
Deixe um comentário