No último dia 15 de junho (domingo), foi celebrado em todo o mundo o Dia Internacional de Justiça para Trabalhadores da Limpeza e Segurança, uma data que reforça a luta por condições dignas, reconhecimento, melhores salários, negociação coletiva e democracia.
A campanha, liderada pela UNI Global Union, entidade que representa mais de 120 milhões de trabalhadores do setor de serviços no mundo, também teve grande mobilização no Brasil. A CONASCON, junto às suas entidades filiadas, esteve na linha de frente, promovendo ações, fortalecendo a mobilização e dando visibilidade aos trabalhadores e trabalhadoras que são essenciais para o funcionamento da sociedade.
A campanha foi motivada por conta do ataque cruel aos imigrantes, trabalhadores da limpeza na decada de 90, na mesma Los Angeles que sofre com manifestações no mesmo sentido, exigindo respeito aos imigrantes.
“A importância dessa campanha é enorme. Precisamos que ela cresça cada vez mais, mostrando ao mundo que estamos organizados. Frente ao avanço dos governos ultraconservadores, é fundamental que estejamos unidos, fortalecendo nossa luta por mais direitos, por negociação coletiva, por democracia e melhores condições de vida para nossos trabalhadores”, destacou Moacyr Pereira, presidente da CONASCON.
Este ano, a campanha ecoou palavras de ordem fundamentais:
Potência | Negociação Coletiva | Solidariedade Sindical | Democracia | Melhores Salários
Seguiremos na luta, sempre fortalecendo quem constrói, limpa, cuida e protege!
Veja a campanha pelo mundo: https://www.facebook.com/UNIJusticeDay?_rdc=1&_rdr#