Na última quarta-feira (03/07), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Conascon) realizou, de forma totalmente online, sua Conferência Livre de Política para Mulheres. O evento reuniu mais de 100 participantes na plataforma Zoom e evidenciou a força e a articulação das mulheres do setor de asseio e conservação em todo o país.
A atividade foi conduzida por Ana Cristina Duarte, secretária da Mulher e Diversidade Humana da Conascon, e contou com a participação de importantes lideranças sindicais na abertura. Estiveram presentes o presidente da Conascon, Moacyr Pereira; o diretor-tesoureiro da entidade e presidente da UGT Paraná, Manassés Oliveira; a vice-presidenta nacional da UGT, Cleonice Caetano; e a também vice-presidenta da UGT, Cássia Bufelli. O diretor de Organização Sindical da Conascon e presidente da FEEAC-RS, Henrique Fermiano, também fez uma saudação especial às participantes.
As atividades foram organizadas em dois eixos centrais, com moderação das companheiras Márcia Adão, secretária de Relações Internacionais da Conascon, e Maria Donizete Teixeira, diretora de Qualificação Sindical da Confederação.
A primeira palestra abordou o tema *“NR-1 e Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, ministrada pela Dra. Gledis de Moraes Lúcio, especialista em Direito Sindical, Civil e Constitucional. Em seguida, a Dra. Zilmara Alencar, especialista em Direito Coletivo do Trabalho, falou sobre a *“Política Nacional de Cuidados”**, trazendo reflexões importantes para a formulação de políticas públicas com foco nas mulheres trabalhadoras.
Após as exposições, a plenária – composta por dirigentes sindicais, assessoras e trabalhadoras do setor – debateu propostas que serão levadas à etapa nacional da Conferência de Políticas para Mulheres, prevista para ocorrer em setembro.
Também foi realizada a escolha da delegação que representará a CONASCON no evento nacional. Por aclamação, foram escolhidas como delegadas titulares Ana Cristina Duarte e Maria Donizete Fernandes. Como suplentes, foram designadas Márcia Adão e Jussara Britto.
Ao final, foram sistematizadas as propostas aprovadas pela plenária, que agora integrarão o documento oficial que a CONASCON encaminhará à Conferência Nacional.
A Conferência Livre reafirmou o compromisso da entidade com a defesa dos direitos das mulheres e com a construção de políticas públicas que atendam às especificidades das trabalhadoras do setor de asseio, conservação e serviços terceirizados, especialmente em relação à igualdade de oportunidades, à dignidade no ambiente de trabalho e ao reconhecimento do trabalho de cuidado.