FEMACO recebe delegação belga para debater desafios do sindicalismo mundial

postado em: Notícias | 0

A Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo (FEMACO) recebeu, na tarde desta quinta-feira (28), uma delegação internacional da Bélgica para um debate sobre os desafios atuais do movimento sindical em escala global.

A comitiva belga foi representada por Steve Roger A. Rosseel, presidente e secretário-geral da Federação de Alimentação e Serviços da CSC, Gaetan Julien Y Stas e Annick de Ruyver, responsável pelas Relações Internacionais das Américas da CSC. O grupo foi recebido pelo presidente da FEMACO, Roberto Santiago, em encontro que também contou com lideranças sindicais brasileiras.

Antes da reunião, a delegação visitou trabalhadores que atuam no Shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista. Durante a passagem, Annick de Ruyver destacou a longa parceria entre sindicatos brasileiros e belgas no âmbito da UNI Global Union.

“Temos uma história de muito tempo com o SIEMACO, construída dentro da UNI Global. Essa parceria de mais de 10 anos nos permitiu trocar experiências e ouvir diretamente os trabalhadores, oferecendo apoio e suporte em suas lutas”, afirmou.

Já Roberto Santiago ressaltou a importância da representatividade política para o fortalecimento do movimento sindical no Brasil.

“Quando eu fui deputado, nós tínhamos 70 sindicalistas no cargo de deputado. Hoje, temos 30. Então, a única solução diz respeito ao movimento social do mundo ao compreender a necessidade de dirigentes sindicais participarem das eleições para que haja o fortalecimento do movimento e, em consequência, o atendimento das necessidades dos trabalhadores”, destacou.

O presidente da FEMACO também alertou sobre os desafios enfrentados diante da ascensão de setores conservadores no cenário político nacional.

“A direita no Brasil subverteu os valores da política, que deve ter um olhar para os anseios da sociedade”, disse.

O encontro foi avaliado como produtivo, com espaço para troca de experiências sobre diferentes realidades e reforço de um diálogo construtivo internacional.

Além de Santiago, participaram da reunião: Paulo Henrique, presidente do SINTEATA; Roberto Nolasco, presidente do Instituto Arlindo Gusmão de Fontes; Moacyr Pereira, presidente da CONASCON; e representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

 

Texto por Murilo Raggio I MTB 89.260/SP I Fotos por Fabiano Polayna I MTB 48.458/SP

 

fonte: https://www.femaco.com.br/2025/08/28/femaco-recebe-delegacao-belga-para-debater-desafios-do-sindicalismo-mundial/