SIEMACO-RJ promove curso de formação sindical com foco nos desafios do novo mundo do trabalho

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (SIEMACO-RJ), com apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizou, nos dias 18 e 19 de março de 2026, na cidade do Rio de Janeiro, o Curso de Formação Político-Sindical e Social.

A atividade foi ministrada por Erledes Elias da Silveira, mestre em Educação e coordenador da Secretaria de Organização e Formação Político-Sindical da UGT, e teve como tema central “Dilemas e desafios para o movimento sindical diante do novo mundo do trabalho impactado pelas inovações tecnológicas (IA)”.

O curso reuniu dirigentes sindicais da categoria, que participaram integralmente das atividades formativas, contribuindo de forma ativa para o debate sobre os desafios contemporâneos do sindicalismo, especialmente diante das transformações provocadas pela tecnologia e pela inteligência artificial.

O presidente do SIEMACO-RJ, Gilberto Cesar de Alencar, destacou a importância da formação contínua para fortalecer a atuação sindical e preparar os trabalhadores para as mudanças no mundo do trabalho.

A iniciativa integra as ações da UGT voltadas à qualificação e ao fortalecimento da organização sindical, por meio da Secretaria de Organização e Formação Político-Sindical, reafirmando o compromisso com a formação crítica e a defesa dos direitos da classe trabalhadora.

 

FONTE:https://www.ugt.org.br/Noticias/80224-SIEMACO-RJ-promove-curso-de-formacao-sindical-com-foco-nos-desafios-do-novo-mundo-do-trabalho